Mantenha controle sobre sua irrigação, com base em informações precisas.

 

Motivos para tornar sua irrigação conectada a você

 

    Todo produtor rural que irriga sua lavoura sabe que fazer o manejo da irrigação não é tarefa fácil. Frequentemente, o acompanhamento de como está o clima da propriedade ou a umidade do solo é feito no "olhômetro", percorrendo-se toda a propriedade. Isto normalmente gera um alto com o custo de irrigação no final do mês, pela falta de precisão e pelo tempo despendido.


    A agricultura digital traz uma revolução para o campo. A partir do uso da tecnologia da informação no dia a dia da agricultura, é possível monitorar de forma automática e em tempo real diversas variáveis ambientais ligados ao clima, solo e à própria planta. Isto gera uma série de dados com elevado grau de precisão, que funcionam como um arsenal valioso de informações, auxiliando ao máximo nas tomadas de decisão mais lucrativas e sustentáveis na agricultura.

 

    A automação da irrigação apoia o produtor na hora de gerenciar o que precisa ser feito, pois em diversos casos tem-se uma pessoa responsável só para ligar a irrigação. Dessa forma, em muitos casos a irrigação é feita em excesso ou até mesmo acaba sendo esquecida, o que aumenta ainda mais os gastos.

IMG_20190622_143838.jpg

1 – Aumento da produtividade

 

    A  Bristom monitora mais de 20 variáveis climáticas. Nossas estações meteorológicas instaladas na propriedade são conectadas com os controladores de irrigação. Por meio da nossa plataforma, é possível fazer o manejo da sua irrigação de qualquer lugar.

 

    Os controladores são inteligentes, sendo necessário fazer a configuração apenas uma vez para irrigar de acordo com a necessidade hídrica real da planta. Ao entregar exatamente o que a cultura precisa em cada fase de seu desenvolvimento, o resultado esperado da lavoura é o aumento da produtividade.

 

2 – Economia de energia ou combustível

 

    O aumento da tarifa de energia elétrica acima da inflação é uma tendência em maior parte do Brasil nos últimos anos. Isto torna a irrigação  ainda mais onerosa para o produtor, chegando inclusive a inviabilizar a atividade em determinados períodos em regiões.

 

    O aumento da tarifa de energia elétrica acima da inflação é uma tendência em maior parte do Brasil nos últimos anos. Isto torna a irrigação ainda mais onerosa para o produtor, chegando inclusive a inviabilizar a atividade em determinados períodos em algumas regiões. Assim, investir em automação pode trazer economia de forma inteligente ao produtor.

 

3 – Economia de água

 

    Segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), 70% dos recursos hídricos são utilizados pela agricultura e 30% disso são desperdiçados com excesso de irrigação. Somada ao desperdício, a incerteza gerada pelas mudanças no clima dificultam ainda mais a tomada de decisão no campo. As mudanças ainda aumentam a ocorrência de períodos de estiagem, que afetam diretamente a disponibilidade da água em reservatórios e bacias.

    Ao irrigar somente o necessário para o desenvolvimento da planta e de acordo com as condições ambientais do seu cultivo, é possível economizar até 60% de água, possibilitando o uso mais racional deste recurso e reduzindo assim os desperdícios com excessos.

 

 

4 – Economia de mão-de-obra

 

    A mão de obra no campo está cada vez mais cara e escassa. Além disso, a perda de tempo com a coleta manual de dados de pluviômetros e verificações da umidade do solo também oneram o cultivo, pois o tempo desperdiçado poderia ser utilizado para atividades mais importantes.


    Com a conectividade da Bristom, a coleta e envio dos dados para a internet – seja do pluviômetro, umidade do solo, estação meteorológica ou controlador de irrigação – é feita de forma automatizada, sem necessidade de deslocamento até o equipamento. Isso traz economia de tempo, dinheiro e preocupação.

 

5 – Melhora na qualidade de vida

 

    Bom, se precisa de menos mão de obra para coletar dados e é necessário despender menos tempo para analisá-los e avaliar se vale a pena irrigar ou não, agora sobra tempo para dar atenção àquilo que realmente importa: família, amigos e outras tarefas. 
 

    O controlador de irrigação autônomo e os demais equipamentos conectados fazem tudo isso, deixando o trabalho menor e menos complexo. Além disso, todos os dados referentes ao seu cultivo estarão no seu celular ou no computador, com acesso de onde estiver.

 

 

Novos frutos tecnológicos


    Dados no século XXI é o novo petróleo, que é transformado em combustível da informação para que sua propriedade possa ter uma base histórica para avaliar como as decisões interferiram na produtividade. O planejamento é elevado a outro nível, podemos consertar os erros, multiplicar os acertos e melhorar as decisões futuras. Com o objetivo de melhorar a produtividade e otimizar o uso dos recursos na agricultura a Bristom tem trabalhado para desenvolver uma solução cada vez mais completa e robusta.