Vantagens da irrigação na produção de banana

irrigação-de-banana-por-gotejamento.jpg
IMG_20190901_160012.jpg
Vantagens

A irrigação possibilita o aumento de produtividade e da qualidade dos produtos, gerando maior renda para o agricultor, desde que ela esteja associada à utilização de outras práticas culturais, também importantes que você pode encontrar em nosso artigo Irrigação Conectada

 

 

Aumento da produtividade

O uso da irrigação induz um aumento de até 40% em comparação com situações sem a irrigação. Onde você pode utilizar dos diversos métodos de irrigação, dependendo das condições do solo, clima, topografia e recursos disponíveis.

 

 

Métodos de irrigação

  1. A irrigação convencional apresenta uma eficiência entre 70% e 90% quando comparadas por sulcos.
  2. Irrigação localizada apresenta maior eficiência, entre 85% e 95% quando comparado com todos os demais métodos.
  3. O manejo deve ser ajustado conforme o clima, solo e idade da planta, para cada caso.

 

 

Manejo da irrigação

O manejo técnico da água (quando e quanto irrigar) deve ser feito com uso de equipamentos capazes de medir a umidade ou tensões do solo, controlando entre 10 e 20 kPa com uso de gotejamento para solos de texturas médias. Vendo esta necessidade a Bristom desenvolveu um controlador robusto capaz de entregar essa irrigação de forma precisa e automática.

 

 

Gestão do consumo

Atualmente, é crescente a preocupação com uso da água, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), 70% dos recursos hídricos são utilizados pela agricultura, onde 30% disso é desperdiçada com excesso de irrigação.

 

 

Economia sem impacto na produção da banana

No caso do manejo da irrigação por meio de sensores de água no solo, como os sensores Bristom, deve-se configurar os níveis de tensão de água no solo entre 25 kPa e 45 kPa, para camadas superficiais do solo (até 0,25 m), e entre 35 kPa até 50 kPa, para a profundidade próxima de 0,40 m.